segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cultura interditada na Região dos Lagos

Foto: Internet


São 325 anos de história e séculos de preservação de uma parte do Brasil. O convento Nossa Senhora dos Anjos localizado no Largo do Itajurú, em Cabo Frio, conta com um acervo rico e que está abandonado pelas autoridades públicas. O patrimônio cultural funciona há cerca de 30 anos como Museu de Arte Tradicional e Religiosa (MART) da cidade e desde janeiro está interditado para visitação.



O problema teve início na madrugada do dia 28 de janeiro com um princípio de incêndio no disjuntor. Desde então, a maior parte do trabalho está paralisada, pois a rede elétrica foi afetada.

Segundo a atual diretora do MART, Sônia Gaudereto, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) está tomando as medidas necessárias para a recuperação das instalações. “Infelizmente as questões de recursos públicos no nosso país são morosas, o laudo técnico da situação da parte elétrica foi feito, agora é preciso fazer um projeto e depois abrir um processo de licitação, o que leva tempo. O prazo que nos foi dado seria até outubro deste ano, estamos na expectativa” diz Gaudereto.

Um grupo de artistas e intelectuais do município resolveu se unir em prol do causa e criou o movimento Abrace o Convento. As reuniões acontecem todas as terças-feiras, às 10h, no espaço do MART. “Eu e outros artistas nos sentimos desalojamos, pois o convento nos dava oportunidade de criar e trabalhar, sempre com projetos e eventos periodicamente. Então começamos a debater ideias e propostas de como mobilizar os órgãos competentes. Pretendemos também levar o caso à Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e cobrar uma posição dos políticos”, conta José Antônio Mendes, diretor de teatro.

Por Lorena Brites:: 4º Período de Jornalismo / Cabo Frio

Nenhum comentário: