quinta-feira, 6 de junho de 2013

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa sábado

Objetivo é vacinar cerca de 12,2 milhões de crianças entre os dias 8 e 21 de junho

Foto durante a apresentação da campanha em Brasília 
Karina Zambrana - ASCOM/MS
Começa no próximo fim de semana a 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite lançada na última terça-feira (4) em Brasília. O Dia D será neste sábado (08/06), mas a campanha se estenderá até o dia 21 de junho. Para a campanha, estão sendo distribuídas 19,4 milhões de doses da vacina oral nos 115 mil postos abertos em todo o país para a vacinação.

No ano passado, foram vacinadas mais de 14 milhões de crianças, o que representou 99% do público alvo.  A meta do Ministério da Saúde em 2013 é imunizar cerca de 12,2 milhões de crianças entre 6 meses à cinco anos de idade em todo o Brasil. Em Cabo Frio, a Secretaria de Saúde tem como objetivo vacinar 12.770 crianças, com meta mínima de 95% deste total.

Em Cabo Frio, serão 34 pontos de vacinação que funcionarão de 8h às 17h nas unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) de cada bairro, além dos postos de saúde do município. Desses, 19 estarão equipados para aplicar também as duas primeiras doses da vacina que são na forma injetável, destinadas às crianças com 2 e 4 meses de idade. No distrito de Tamoios serão oito postos à disposição da população. 
 
A vacina confere proteção contra os três sorotipos do poliovírus (1, 2 e 3) e a eficácia é de 90% a 95% com a administração das três doses corretamente. É importante que os pais não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação dos filhos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança.
Sobre a Poliomielite
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipo 1,2 e 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral, ou seja, através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas. O Brasil não tem registros de paralisia infantil há 24 anos. O último caso foi notificado em 1989, na Paraíba.
 
Veja o vídeo oficial dessa campanha
 
Por Marjorie Mendonça :: 5º Período de Jornalismo - UVA Cabo Frio