quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Jovem iguabense, campeão de Triátlon, competirá na Nova Zelândia


Promessa do esporte está rumo à sua primeira competição internacional


Foto: Lívia Lislie
Foto: aquivo pessoal Princilis Juan

Destaque no triátlon da região dos lagos, Princilis Juan, de apenas 17 anos, vem conquistando vitórias e mostra que pode ultrapassar fronteiras. Ganhou espaço no estado do Rio, agora pretende ir além e vencer o campeonato mundial de triátlon na cidade de Auckland, na Nova Zelândia. 

O jovem iguabense compete desde os 12 anos e começou no nesse esporte por incentivo da família, logo ingressou no projeto local, Monike Azevedo – Instituto Triação, que atende cerca de 120 crianças do município de Iguaba Grande. 


Há cinco anos o projeto é desenvolvido na cidade e liderado pela triatleta Monike Azevedo, hexacampeã estadual. O treinamento com os alunos é diário, preparando-os para as competições estaduais, nacionais e agora internacionais.
Quando cheguei na cidade, notei que não havia esporte, pesquisei um ano e meio e resolvi criar o projeto, pois acredito que o esporte é uma ferramenta que uni povos”. Conta a atleta, também tricampeã brasileira. 

“E não só o Princilis, mas como qualquer jovem que tenha perseverança, que treine duro, que vença seus medos e desafios, que saiba que acima de tudo, que tem que ter o desejo de vencer. No esporte não existe segredo. O que destaca, é que uns atletas já tem o dom para a coisa, mas se ele não tiver em seu coração o desejo e disciplina, ele não vai a lugar algum”, explica.

Os frutos desse projeto são muitos, os resultados dos treinos e do talento de Princilis pode ser visto com apenas poucos dias dentro do instituto. Assim que ingressou, com uma semana de treino ele competiu no campeonato brasileiro na Fortaleza de São João, na Urca, ganhando o título de vice-campeão brasileiro na categoria juvenil. 

Segundo o atleta, ele comporta aproximadamente 100 medalhas e 15 troféus, ganhos em competições em lugares como São Paulo, Cuiabá, Santa Catarina, Florianópolis, dentre outros. “Eu amo o triátlon. Foi um esporte que mudou minha vida, e competir fora é muito importante pra mim, porque tenho treinado e me dedicado muito”, conta o jovem atleta.
Sua última competição foi no Rio onde ganhou todas as quatro etapas do campeonato brasileiro de triátlon. Princilis está em primeiro lugar do ranking estadual e em terceiro no ranking brasileiro, com seus muitos títulos ele agora se prepara rumo à Auckland, para quem sabe, uma outra vitória. 

Por Lívia Lisle :: 4º período de Jornalismo – UVA Cabo Frio

Nenhum comentário: