segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dia mundial sem tabaco ganha destaque em Cabo Frio


Moradores poderão fazer prova para avaliar a capacidade respiratória dos pulmões

O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 31 de maio. Todos os anos, a OMS marca a data destacando os riscos da saúde associados ao uso do cigarro e defendendo políticas eficazes para combater o consumo do tabaco. Este ano, o município de Cabo Frio se adiantou e já começa a campanha hoje.

O Programa de Controle do Tabagismo, da Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, irá realizar nessa segunda a Campanha do Dia Mundial sem Tabaco. O evento acontecerá na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Florestinha, em Unamar, de 9h às 15h30.

Durante o evento será distribuído material informativo e uma equipe de saúde ficará a disposição para esclarecer possíveis dúvidas dos participantes. Os moradores poderão ainda fazer a Prova de Função Pulmonar, que é capaz de avaliar a capacidade respiratória de fumantes ativos ou passivos. Com apenas um sopro é possível identificar a idade do pulmão da pessoa e os níveis de comprometimento dele.

Os pacientes que forem diagnosticados com doença pulmonar obstrutiva crônica serão encaminhado ao Programa de Controle do Tabagismo. O ESF Florestinha fica localizado à Rua Espera Feliz, s/n°, em Unamar.

A campanha será realizada em parceria com a Associação de Pacientes com DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, e contará com a presença de parte da equipe do Programa de Controle do Tabagismo de Cabo Frio.

Este ano, o tema divulgado pela OMS é a proibição de publicidade do tabaco, promoção e patrocínio. No Brasil, a Lei 12.546 de dezembro de 2011, ampliou para os locais de venda a proibição da propaganda de produtos de tabaco, que já existia desde 2000 nos meios de comunicação (jornais, televisão, rádio). O patrocínio de eventos culturais e esportivos pelas marcas de produtos de tabaco também está proibido.


Programa de Controle do Tabagismo

O Programa do Controle do Tabagismo é um grupo de apoio a pessoas dependentes do cigarro. O tratamento conta com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por pneumologista, clínico geral, psicólogo e enfermeiro.

Em reuniões semanais, os pacientes participam de palestras e grupos de ajuda para deixar o vício. Após os encontros, se necessário, o paciente inicia o tratamento com uso de medicamentos durante de três meses. O programa forma por ano, em média, oito grupos de 20 pacientes.

Os interessados devem procurar atendimento às segundas e terças-feiras, a partir das 14h, na sala 5 do PAM, no bairro São Cristóvão.

Por Marjorie Mendonça :: 5º Período de Jornalismo - UVA Cabo Frio
Informações Assessoria da Prefeitura de Cabo Frio