sexta-feira, 31 de maio de 2013

Evento de Stand Up Paddle agita o primeiro dia de feriado em Arraial

Kings Of Paradise reuniu campeões e amadores de diversas idades


Confraternização de competidores e famílias
após a corrida. Foto: Marjorie Mendonça
Não teve tempo ruim que levasse embora a animação da equipe organizadora e dos participantes do primeiro Kings Of Paradise em Arraial do Cabo. Mesmo com as rajadas de vento e o sol escondido atrás das nuvens, a Praia dos Anjos e as Prainhas do Pontal do Atalaia receberam ontem (30) os apaixonados pelo Stand Up Paddle em um evento repleto de energia.

Ao todo 25 pessoas competiram na categoria Race, que coroou o rei e a rainha de Arraial, e os demais participantes remaram para aproveitar o trajeto com cerca de 4km. As coroas foram para um casal que é experiente no esporte. Américo Pinheiro, campeão brasileiro da categoria Máster e sua esposa Lena Guimarães campeã brasileira da categoria Amadora. Além disso, eles levaram para casa uma prancha feita pelo Rico Surf e um remo.

O Stand Up Paddle, também conhecido como SUP, começou a ganhar visibilidade na região através dos eventos promovidos pela página Stand Up Paddle Região dos Lagos no Facebook. Zane Machado, publicitária e praticante do esporte, é uma das responsáveis pela divulgação dos eventos e acredita que os municípios tem potencial. “A Região dos Lagos é propícia para a prática dos esportes náuticos, inclusive a Lagoa de Araruama é a segunda melhor do mundo para isso. Podemos praticar o ano inteiro! Tem cenário com muito e pouco vento, com ondas, águas calmas e as belezas naturais nem se falam!” Explica entusiasmada.

Organizadora do Kings of Paradise junto ao seu sócio Everton Ribeiro, Zane acredita que o SUP é
Everton e Zane antes da prova.
Foto: Marjorie Mendonça
mais que um esporte. “O stand up unifica a família, é indicado para quem tem problemas como reumatismo, por exemplo, e é para todas as idades. Você vê desde a criança pequena à idosos. É uma coisa bem bacana!” Diz a publicitária.

A proposta da fanpage, segundo eles, é atrair o público e incentivar a profissionalização. “A ideia é fazer eventos para deixar uma sementinha positiva em cada município. Oferecer aulas pela rede pública, onde o aluno que tiver nota boa vai poder praticar e então poderemos formar campeões saudáveis.” Comenta Zane.

Já Everton aproveita para reafirmar a diversificação do público. “O SUP é saúde e você não tem diferenciação etária, não tem contra indicação. Se você não quer remar para competir, você pode subir na prancha para aproveitar. É uma integração do ser humano com a natureza.” Acrescenta.

O casal vencedor da prova Lena e 
Américo. Foto: Marjorie Mendonça
A rainha de ontem, Lena Guimarães pratica o esporte há quatro anos e somente no ano passado resolveu competir. Desde então ganhou o Campeonato Brasileiro amador e está em terceiro lugar no ranking. Lena incentiva as mulheres a entrarem na onda e praticarem sem ter medo. “Algumas acham que não vão conseguir por que as distâncias são grandes, mas meu conselho é que elas pratiquem. A primeira prova que eu participei de 4km eu achei que era impossível, que não ia conseguir, fiquei exausta. E hoje em dia eu tive uma prova de 17km!” Enfatiza a atleta.

Nascido em Arraial do Cabo, Américo Pinheiro pratica há 5 anos, começou a treinar para curar uma lesão no joelho e hoje faz questão de trazer o esporte para sua cidade natal. “O treino aqui em Arraial é sensacional! Seja pra quem quer seguir como lazer ou para quem quer competir. Eu sou profissional de educação física também e afirmo que o Stand Up Hoje tem um gasto calórico maior que uma corrida ou uma pedalada.” Completa o atleta que trouxe as primeiras pranchas para a região.


Skipper e Paulinho praticando SUP.
Foto: Marjorie Mendonça
A surpresa do evento foi um competidor inusitado. Paulo Oberlander pratica SUP há um ano e meio e na competição de ontem sua prancha ganhou um “peso extra”, seu cachorro Skipper de 6 anos. A ideia era fazer o cachorro espera-lo na praia, mas não teve quem segurasse o animal e ele acompanhou o dono durante todo o percurso. “As pessoas veem ele na prancha e me perguntam ‘Como você ensinou isso pra ele?’, mas na verdade ele é quem veio. É instinto dele mesmo.”

Zane Machado garante que esse ano ainda terão mais eventos e confraternizações da turma do Stand Up Paddle nos municípios. Os interessados em começar a praticar podem entrar em contato pela própria fanpage.

Por Marjorie Mendonça :: 5º Período de Jornalismo - UVA Cabo Frio