quarta-feira, 13 de junho de 2012

Hoje é dia de Santo


Em diversas partes do mundo há igrejas em homenagem a Santo Antônio, o santo casamenteiro e dos pobres, um dos mais populares entre os católicos. Na Região dos Lagos há uma paróquia, no distrito de Bacaxá, em Saquarema,  com programação festiva que começou  no início desta semana e termina hoje.

Mas qual será o motivo de tanta devoção ? A história do português Fernando de Bulhões (nome original) começou quando ele era ainda muito jovem. O rapaz era de família rica, mas sempre quis ter uma vida humilde e, aos 15 anos, entrou para um convento agostiniano  onde mais tarde se formaria sacerdote.



A fama de ajudar moças que queriam se casar é por que ele conseguia ajudar mulheres sem condições de pagar pelos dotes. Além disso, sempre foi solícito com os pobres, os acolhia e orava por eles.

Contam ainda que o santo fez muitos milagres e até teria casos de ressurreição de mortos. São mitos ou lendas que marcaram a vida de Santo Antonio.  O dia de celebração é  13 de junho, data em que ele estava a caminho de Pádua, em Portugal, para cuidar de uma doença a qual não resistiu.

Em homenagem, os fiéis rezam trezenas, ou seja, uma oração por dia somando treze ao fim. São  pedidos diferentes, todos destinados ao Santo.

Nesta quarta-feira, em Bacaxá, as comemorações começam bem cedo, com alvorada às 6h, seguida de missas em vários horários. O encerramento das festividades acontece com a  procissão às 19h com queima de fogos e show católico de Eliana Ribeiro da Canção Nova.

Por Lorena Brites :: 4° período de Jornalismo/Cabo Frio

Nenhum comentário: