quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Região dos Lagos cor de rosa contra o câncer de mama



Convento Nossa Senhora dos Anjos - Foto divulgação SE TOCA

O calendário de atividades para a prevenção do câncer de mama em Cabo Frio começou na terça-feira, dia 9. Os principais pontos da cidade, como o Forte São Matheus e o Convento de Nossa Senhora dos Anjos receberam a iluminação cor de rosa. As campanhas terminarão no dia 28 com a Caminhada Rosa pelo centro de Cabo Frio que reúne amigos, familiares e adeptos a causa.



O município aderiu à conscientização através do projeto Se Toca Cabo Frio, criado em 2010. A mobilização foi tão grande que no ano seguinte o Se Toca já atravessava as fronteiras municipais, chegando à Araruama e Arraial do Cabo, além de trabalhar em conjunto com o grupo Amigas da Mama.

As duas instituições contam com a venda dos produtos das suas marcas para a manutenção das atividades, além de buscarem condições para as sedes serem aperfeiçoadas e equipadas. O trabalho é feito através de serviços sociais, educando a popularização para os cuidados preventivos e auxiliando as portadoras do câncer e seus familiares durante tratamento e a recuperação.

O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele. O número de casos registrados no Brasil ainda é elevado, a estimativa é de quase 53 mil novos casos até o final de 2012. Dados da Onkosol revelam que, em 2011, o número chegou a 322 na Região dos Lagos e nesse ano, mais de 230 pacientes já foram registrados. Embora as taxas sejam altas, a chance de cura é de quase 100% quando o diagnóstico é feito logo no início. Por este motivo, campanhas são feitas anualmente para alertar principalmente as mulheres.

As ações acontecem durante o ano inteiro, mas é em outubro que elas ganham força. A mais conhecida surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990: o Outubro Rosa. O movimento popular comemorado internacionalmente e ganhou esse nome por causa do símbolo, um laço rosa. A ideia de iluminar os pontos turísticos com a cor da campanha começou recentemente. Por ser prática e ter uma leitura visual objetiva e compreendida em todos os lugares, a iniciativa se espalhou pelo mundo. No Brasil, o primeiro lugar a aderir a moda foi o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo no ano de 2002.

Em Cabo Frio, além do Convento e do Morro da Guia, os outros locais iluminados foram o Charitas, a Igreja Matriz Nossa Senhora de Assumpção, o Forte São Matheus e a Ponte Feliciano Sodré. Os prédios públicos também se juntaram a causa, foram eles a Prefeitura a Câmara e Hospital da Mulher.

Por Marjorie Mendonça :: 4º período de Jornalismo – UVA Cabo Frio

Nenhum comentário: